segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Sabedoria de Joquebede, mãe de Moisés, em criar seu filho em tempos maus.

A Sabedoria de Joquebede, mãe de Moisés, em criar seu filho em tempos maus.

Êxodo 2 : 1 à 10
Conhecendo a história do povo de Israel percebemos que nos tempos de Joquebede o povo de Deus vivia como escravo no Egito. Longe de sua terra, muitos longe até do seu Deus. Eram tempos difíceis. Como educar os filhos em meio a tantos deuses? Como ensinar princípios bíblicos se viviam rodeados de toda sorte de sincretismo? Mesmo em meio a tempos maus, havia a promessa de Deus, que lhes enviariam um libertador. E Joquebede foi escolhida pra ser mãe desse libertador.
Vejamos a Sabedoria dessa mãe em tempos maus.

No versículo 2 lemos: "E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que era formoso, escondeu-o por três meses."



1)  Escondeu-oSabemos que o rei havia decretado a morte dos bebês e pra salvar a vida do seu filho ela o escondeu. O desejo daquela mãe era de poupar a vida do filho, deixá-lo viver, vê-lo crescer, engatinhar, andar, correr... Viver. O desejo de qualquer mãe. Mas o que aprendemos com isso? Como podemos salvar a vida dos filhos hoje? Escondendo-o? Sim, mas não pra salvá-lo da morte física, mas para salvá-lo da morte espiritual. Como? O mundo já em trevas é a comprovação Bíblica, vivemos tempos maus. Precisamos poupar a vida de nossos filhos de determinadas situações. Quais? O que o seu filho ouve é o mais adequado? O que ele vê, assiste ou manipula e de acordo com princípios bíblicos? Joquebede precisou escondê-lo pra salvar a vida de seu filho. E nós precisamos escondê-los pra salvar a alma de nossos filhos. Devemos ter muito cuidado com tudo o que está sendo absorvido por eles.

Esconder? Sim. Poupá-los ao máximo desse mundo mau, com suas heresias e adoração carnal. De suas músicas que difamam a Deus e ao ser humano, de jogos que exaltam o ego, o erotismo e a violência, desenhos que ilustram o que é mau de forma prazerosa. Escondê-los pra salvá-los.

No entanto, assim como Joquebede, as mães de hoje também não podem escondê-lo por muito tempo. Não podendo, porém, escondê-lo por mais tempo, tomou um cesto de junco, calafetou-o com betume e piche e, pondo nele o menino, largou-o no carriçal à beira do rio. A irmã do menino ficou de longe, para observar o que lhe haveria de suceder.” (v. 3 e 4). Joquebede preparou lugar onde seu filho poderia ir, onde ele poderia ficar, o que poderia ser feito, direcionou o seu caminho e quando ela não podia está perto colocou alguém de sua confiança pra observá-lo. Ela sabia onde ele estava o que fazia e ainda o observava através de quem ela confiava. Joquebede sabia que não tinha como escondê-lo mais, mas preparou tudo pra que seu filho ainda assim tivesse segurança. E hoje o que podemos fazer? É certo que não podemos esconder os filhos de tudo nesse mundo, mas precisamos preparar terreno pra que mesmo exposto ao mundo ainda assim ele fique em segurança, não só de vida, mas especialmente espiritualmente. Como? Devemos sempre saber, com quem anda, o que faz, de que brinca, na escola o que é que está aprendendo? Atentos a palavras e idéias novas que aprenderão e mesmo longe de você ter alguém confiável observando-o. Atenção, mães... filhos enganam, eles não são inocentes, eles mentem, por mais novo que seja a índole deles são de pecadores, então muito cuidado, não ouça só seu filho pra tirar conclusões. É preciso saber de tudo que diz respeito ao seu filho.

Nos versículos 7 e 8 lemos: "Então, disse sua irmã à filha de Faraó: Queres que eu vá chamar uma das hebréias que sirva de ama e te crie a criança?
Respondeu-lhe a filha de Faraó: Vai. Saiu, pois, a moça e chamou a mãe do menino."


2)  Criar Mirian, a filha de Joquebede, irmã de Moisés e a pessoas de confiança que o vigiava, ela viu a oportunidade de mais uma vez salvar a vida de Moisés e não afastá-lo da família. Agora era não só salvar a vida, não só não afastá-lo da família era também ter a certeza que receberia os ensinamentos corretos. Mirian prontamente oferece uma ama de leite, alguém que pudesse criar o menino. Joquebede torna-se então essa ama, não só uma ama mas também quem o iria criar, ela se coloca agora em papel de educadora, ela precisava aproveitar o tempo que tinha com seu filho, era uma luta contra o tempo, era preciso inculcar a verdades da lei do Senhor. E assim ela o fez. Naquela época pra se desmamar uma criança, deixá-la criada, sem riscos de vida era necessários entre 4 a 7 anos, como nos diz a cultura judaica. E Joquebebe aproveita ao máximo o pouco tempo que tem com seu filho. A psicologia nos ensina que o que se ensina a uma criança  dos 0 aos 7 anos ela levará para o resto da vida, prestem atenção, a psicologia defende essa idéia, mas a Bíblia nos ensina a muito tempo isso. Tudo o que Moisés precisava saber a cerca de Deus, do temor ao Senhor fora plantado em seu coração, foi oferecida, ensinada e inculcada nesse tempo. A primeira infância é onde a criança mais absorve sem questionamento, ela aceita o que o pai e a mãe lhe dêem. E tudo o que o pai e a mãe lhes dêem vai ficar pro resto da vida.

Joquebede sabia o tempo que tinha com o filho e dedicou o máximo dele em criá-lo nos caminhos do Senhor. Hoje o que se vê é mães e pais que tem tempo de desfrutar com seu filho, mas não ensinam nada que se aproveita, e quando ensinam não é nada que direciona o caminho do filho para Deus, sem falar de mães e pais hoje que nunca tem tempo para o filho, nunca reservam um tempo pra desfrutar ao máximo a dádiva de ser mãe, de ser pai.

Precisamos Criar, quando vamos pro dicionário percebemos que criar é:
Sustentar; produzir; desenvolver; estabelecer; cultivar; alimentar; educar; instruir; amamentar; nascer; crescer; gerar.

Então, sustente seu filho na Palavra
Produza situações que o envolva a Deus;
Busque desenvolver a fé de seu filho através do seu testemunho vivo;
Estabeleça metas de fazê-lo conhecer a Deus,
Cultive o amor a Deus testemunhando a sua fé a ele;
Cuide da alimentação não só física com espiritual de seu filho;
Eduque-o na Palavra;
Instrua-o em tudo no amor de Cristo;
Amamente-o enquanto ainda não pode comer alimento sólido na fé;
Acompanhe-o em todo momento para que tenha o prazer de vê-lo nascer na fé
Permita que cresça em sabedoria estatura e graça diante de Deus e dos homens
Gere seu filho para Deus e não pra você ou para o mundo

Nos versículos 9 e 10 lemos: “Então, lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino e cria-mo; pagar-te-ei o teu salário. A mulher tomou o menino e o criou.
Sendo o menino já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, da qual passou ele a ser filho. Esta lhe chamou Moisés e disse: Porque das águas o tirei.”


3)  Humilhar-se - Vemos aqui que Joquebede se humilhou, tornou-se serva para que seu filho fosse criado nos caminhos do Senhor. Ela passou do cargo de mãe, protetora pra serva, que tinha até o seu salário, tudo pra não perder a chance de educá-lo para Deus.

Ela sabia que não ficaria com seu filho, ela sabia que não seria reconhecida na comunidade como mãe dele, ela sabia que teria que entregar seu filho pra morar em outro lugar, com outras pessoas, com outras culturas, com outras crenças, ela sabia que seu filho seria exposto as mais terríveis heresias, por mais que ela o tivesse escondido, o tempo de expor ao mundo chegaria, e chegou, ela o levou e entregou... mas o que havia sido ensinado, inculcado, instruído, ficou, permaneceu intacto e Moisés se tornou o homem que tornou, foi um instrumento de libertação pra seu povo.

E hoje? Podemos passar a humilhação de dizer entre outras mães que meu filho não vai fazer isso porque a Bíblia condena? Podemos nos humilhar e dizer que meu filho não participa de tal festa mesmo que toda a comunidade for e todos ficarem apontado pra você? Podemos nos humilhar e dizer meu filho não anda com determinadas roupas, mesmo que tudo e todos estejam contra você? Podemos ser feridas, mau vistas, criticadas, ser alvo de fofocas, mas se tudo isso for pra que seu filho permaneça salvo debaixo da graça de Deus, tudo isso não vai ser vão. No futuro você colherá frutos de bênçãos enquanto quem o acusou ou se levantou contra terá seus dias de amarguras.

Há um ditado que diz que “precisamos criar nossos filhos pra o mundo”, mas na verdade, Biblicamente falando, PRECISAMOS CRIAR OS NOSSOS FILHOS PARA DEUS, o mundo jaz no maligno e não creio que seja desejo de uma mãe ou de um pai criar um filho, uma benção de Deus para ser entregue ao maligno, mas creio que seja desejo destes entregá-los a Deus, na verdade, devolvê-los, com a responsabilidade cumprida de educá-los nos caminhos do Senhor.

Humilhe-se também diante do Senhor, colocando sempre a sua família no altar de Deus, para que Deus conceda a sabedoria concedida a Joquebede em criar o seu filho nos caminhos do Senhor.

E não nos esqueçamos nunca o que nos diz a palavra de Deus.
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6

Luciana Nunes Dourado Martins

2 comentários: