quinta-feira, 20 de outubro de 2011

“O que é o Evangelismo infantil?”



“O que é o Evangelismo infantil?”

Na maioria das igrejas Evangélicas dos dias de hoje, vimos que a prioridade em relação ao evangelismo é dos adultos e jovens na fase da adolescência. Poucos são os ministérios que se dedicam em preparar e treinar pessoas para o evangelismo infantil. Sempre nos deparamos com igrejas em que a função da Escolinha infantil é basicamente impedir as crianças de atrapalhar os cultos, mas na verdade, a escolinha infantil é uma das melhores formas de educar as crianças para a vida cristã.
O evangelismo infantil é a forma que Deus nos deu para levar a palavra do Senhor até as crianças que não vão à igreja ou que não são capazes de ir, como as crianças que se encontram enfermas ou internadas, ou até as que possuem pais sem interesse em buscar a Deus.
O evangelismo infantil tem como finalidade, mostrar às crianças o caminho da Salvação e ajudá-las neste percurso. Quando não damos importância em evangelizar as crianças, estamos ignorando parte da ordem de Jesus em Marcos 16:15 que diz: “E lhes disse: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a TODA criatura”. A criança com certeza também é uma criatura de Deus e deve ser evangelizada como qualquer outra pessoa.
Podemos ler em Mateus 18:14 a seguinte frase: “Assim, pois, não é da vontade de Vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos”. Ou seja, todas as crianças devem ser alcançadas. Salmos 78:1 ao 8 diz que a nova geração deve ouvir e aprender a palavra de Deus para que não se torne uma geração rebelde.
A criança, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, não está salva só por ser inocente e de pouca idade e mesmo conhecendo a Deus, ela pode se perder e desviar dos caminhos do Senhor. Salmo 51:5 diz: “Eu nasci na iniqüidade e em pecado me concedeu minha mãe”. E em Romanos 5:12 também mostra que todos pecaram, inclusive as crianças, ou seja, elas também carecem de Jesus e precisam aceitá-lo em seus corações como você e eu já fizemos algum dia. E as crianças que já nasceram em lar evangélico também dependem de aceitar a Cristo para serem salvas, pois não adianta apenas ensinar o que Deus gosta ou não sem antes levá-la ao novo nascimento em Jesus.
O dever de cada professor e evangelista é levar a palavra de Deus até as crianças, pois diferente dos adultos, as crianças não podem discerni-las sozinhas, elas dependem de nós. Por isso Deus nos capacita para esta grande obra, a fim de sermos Seus instrumentos em prol dos pequeninos.
Não há limites para o evangelismo infantil, ele não deve centralizar-se somente nas igrejas. Escolas, hospitais, creches, praças, ruas e até mesmo as casas são lugares em que o evangelho pode ser anunciado. Aonde houver uma criança, lá se deve ministrar o Evangelho da Salvação.

“Como deve ser um evangelista infantil?”

O evangelismo infantil não é tão fácil quanto parece, por isso você deve orar a Deus e ter a certeza de que esse é o chamado Dele para sua vida. Somente ter vontade de fazer não é o suficiente, você precisa ter dom.
Quando iniciamos um trabalho para o Senhor, seja qual for, temos que buscar a excelência total. Temos que ser como Jesus, dar bons testemunhos e ter uma vida Cristocêntrica, visando sempre a boa vontade de Deus. Para fazer esta obra é necessário ter uma vida de intimidade com o Senhor, ter experiências com Deus, ler e estudar sempre o nosso principal manual, a BÍBLIA, devemos ser amorosos, responsáveis, animados, prontos para ouvir sugestões, idéias e até mesmo críticas de outros, devemos, insaciavelmente, orar e buscar o Espírito de Deus sempre.
O resultado do nosso trabalho depende de como é a nossa vida com Deus. Sabemos que as crianças são grandes “copiadoras” dos adultos, portanto, tudo que nós fazemos, todos os nossos gestos e palavras podem ser copiados, por isso, devemos ser vigilantes quanto a nossa maneira de ser, falar, agir e vestir. Em Timóteo 3:1 ao 13, o Apóstolo Paulo indica claramente como devemos ser para fazer uma obra para Deus.
Em nossa vida temos que ter em mente que a obra carece de tempo e dedicação total. Em certos momentos temos que sacrificar algumas coisas que julgamos importante para servir a Deus e fazer sua obra.
Nunca devemos pensar que tal criança não tem jeito, ou não vale a pena insistir nela.
Temos que buscar resultados claros de mudança na vida de cada criança, mas precisamos aprender também, a esperar os diferentes trabalhar e agir de Deus em cada uma.


“Como evangelizar?”

Existem diversos métodos que podemos usar para evangelizar crianças de faixas etárias diferentes, esses métodos devem ser de total atrativo para as crianças. Mas antes de escolhermos qualquer um deles, temos que analisar qual deles se adequa melhor ao espaço, tempo e lugar em que vamos evangelizar. Vejamos alguns métodos:
ü  Aulas: Esse método é apropriado para igrejas (escolinha bíblica) ou em reuniões semanais, onde as mesmas crianças freqüentam constantemente. Segue-se um roteiro de aulas onde o professor/ evangelista ensina matérias bíblicas, passa tarefas em sala e para casa e avalia os alunos. Neste método o professor/ evangelista encontra mais facilidade em trabalhar na vida das crianças (por conhecê-las mais) e pode ter contato com os pais.
ü  Contando histórias: Esse método pode ser facilmente usado em creches, escolas, hospitais, orfanatos e em reuniões de período irregular. Baseia-se em contar uma história ou parábola bíblica, explicando e aplicando nela a mensagem da Salvação (ver capítulo 4) dando oportunidade da criança não salva aceitar a Cristo (em alguns casos não é necessário aplicar o plano de salvação se este já foi apresentado a todas as crianças em situações anteriores). Podemos incluir também cânticos e visuais (ver capítulo 5) para serem usados a favor da mensagem a ser contada. O professor/ evangelista que for contar a história deve preparar seu próprio material. Para preparar o material deve -se, antes de tudo, orar e pedir direção a Deus sobre o assunto que Ele quer tratar com aquelas crianças, com certeza o Senhor abrirá seus olhos espirituais e lhe dará a mensagem perfeita. Após receber dos céus o tema, você deve lê-lo na bíblia, estudá-lo e entendê-lo bem. Em seguida, separe por tópicos e escreva cada um deles em uma folha que lhe servirá de “cola”, mas é importante saber que você não pode ler o tempo todo, pois as crianças se dispersam facilmente com isso. Prepare folhas de atividade (desenho, caça-palavras, sete erros, ligue os pontos, etc) para dar a todas as crianças no final da mensagem, para elas relembrarem a história depois. E separe também um versículo base para as crianças memorizarem (ver capítulo 5). Comece a introdução da história com perguntas pessoais ou ilustrações e brevemente inicie a história. Conte-a como se fosse um “conto de fadas”. Use gestos e expressões faciais. Trabalhe sua voz para criar climas de expectativas e imitar personagens. Desenvolva o ponto mais emocionante e interessante da história, este clímax deve ser o momento em que as crianças se “prendem” mais a mensagem. Assim que esse momento passar, finalize a história para que não se torne cansativa para as crianças. Termine com uma conclusão final. Não esqueça de, durante a história, aplicar a mensagem da Salvação às crianças, isso é muito importante. Despeça-se de todos com muita alegria e nunca prometa voltar se você não vai voltar.
ü  Teatro vivo ou de fantoches: Para usar este método pode ser necessário espaço, materiais, tempo e pessoas para te ajudar, por isso deve-se analisar bem antes de seguir com esta idéia. Você mesmo pode criar a peça bíblica contando-a por algum narrador ou pelo próprio personagem. Deve -se ter bastante movimento e diálogo entre os personagens. Seja criativo. Não se pode esquecer de introduzir a mensagem da Salvação durante alguma cena. Você também encontra peças de teatro e fantoches prontos em livrarias e lojas evangélicas.
ü  Brincadeiras e gincanas: Esta é uma forma bastante divertida de ensinar às crianças os caminhos do Senhor, mas deve-se ser cauteloso ao escolher o lugar e o horário para este método. Existem diversas gincanas infantis que podem ser adaptadas para passar mensagens bíblicas como: Batata-quente bíblico (a criança com quem o objeto parar deve falar algum versículo que memorizou); Dança da cadeira cristã (quem ficar em pé canta um novo hino para a próxima rodada); Forca Bíblica (com nomes ou temas da bíblia); etc. Tente ter novas idéias e criar novas brincadeiras, as crianças vão amar.
ü  Bate-papo: É perfeito para lugares calmos e que exigem silêncio como hospitais. Converse com as crianças sobre a vida de Jesus e o amor de Deus por elas. Permita que elas falem sobre seus cotidianos e contem histórias da qual passaram, assim, ensine-as a agir conforme a vontade de Deus e direcione-as ao Caminho da Salvação. Esta é uma forma gostosa e também bastante eficaz de levar as crianças a Cristo.
Ore a Deus e escolha os melhores métodos para você evangelizar. Análise qual se encaixa melhor no seu perfil e invente novas estratégias para não perder nenhuma oportunidade.


“Como levar a criança a aceitar a Cristo?”

Apontar o caminho da Salvação a uma criança é a parte principal e mais delicada do Evangelismo. Quando o apelo para aceitar a Cristo é feito, devemos ter a certeza de que todos entenderam a importância daquele ato que estão prestes a fazer, para que eles possam realmente nascer em Deus e receber a verdadeira Salvação a partir daquele momento.
O dever de um professor/ evangelista é mostrar a criança a necessidade de se salvar, use a palavra de Romanos 3:23: “Pois todos pecaram e carecem da Glória de Deus”. Mostre o caminho, Jesus, como diz em I Coríntios 15:3 e 4. Leve-a a receber o presente que Deus nos deu, a Salvação, citado em João 1:12: ”Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no Seu nome”. Por fim, mostre-a, em João 3:36, que ao receber a Cristo, ela pode ter a certeza de sua Salvação.
Esteja sempre em oração para que Deus prepare a situação perfeita. Pergunte sempre se elas não querem se entregar a Jesus, tenha uma equipe de apoio prontos pra isso, caso haja decisão que a equipe chame a criança mostrando novamente o plano de salvação orando com ela e buscando mais informação para ajudá-la..Faça o oração pedindo que o espírito santo de Deus opere nos corações das crianças naquele momento.
Deixe o Espírito Santo te guiar completamente. Dê a criança a oportunidade de fazer sua decisão orando silenciosamente ou peça que ela levante sua mão ou fique de pé. Sempre peça para que as crianças que fizeram a oração (repetindo a do professor/ evangelista) conversem com você ou algum outro evangelista no final da reunião, isso é muito importante para você saber se a criança entendeu mesmo a atitude que tomou, sabendo exatamente o significado da Salvação, se ela não está imitando outra criança ou quer te agradar, depois ore por ela. Deixe claro que esta oração só é necessária ser feita uma vez.
A oração de aceitação a Cristo deve ser breve, clara e pessoal, ou seja, utilize frases enfatizando a palavra “você” para a criança saber que é especialmente para ela e não para todos em conjunto. Veja este exemplo de oração:“Querido Senhor Jesus, eu sei que sou pecador e estou triste por causa dos meus pecados. Eu acredito que o Senhor morreu em uma cruz para me salvar e agora eu te recebo como meu salvador. Entre em meu coração, ava-me dos meus pecados e me salve. Obrigado por me ouvir e atender. Amém”.
Existem algumas maneiras fáceis de apresentar a Salvação claramente a criança.
Veja algumas sugestões:
ü  Cores: Use folhas de cartolina colorida, do tamanho de uma folha de sulfite, para explicar cada passo da Salvação. Use uma folha da cor amarela ou dourada representando o amor de Deus – Precioso como o ouro, maravilhoso e grandioso – Em seguida use uma folha azul para representar o céu – lugar que Deus preparou para quem tem o coração limpo – Depois mostre uma folha preta simbolizando o estado do coração de quem não é salvo – Sujo, impuro, com pecados – Diga que Jesus morreu na cruz e ressuscitou para que fossemos salvos com uma folha vermelha – representando o sangue que Jesus derramou por nós – E finalize mostrando uma folha branca – coração puro, limpo - explicando o que acontece com quem aceita a Cristo.
ü  Símbolos: É basicamente o mesmo método das cores, mas você simboliza cada um
com:
Ø  Circulo dourado ou amarelo – Amor de Deus precioso e sem fim
(mostre a circunferência do círculo).
Ø  Coração escuro – Impureza, pecado. Quando não há salvação. Deus
não gosta.
Ø  Sepultura aberta e cruz vermelha – Morte e ressurreição de Jesus.
Jesus morreu para nos salvar.
Ø  Coração branco – Limpo, puro, livre do pecado. Coração pronto para
entrar no céu.

ü  Dedos: Faça com que a criança relacione cada dedo com cada etapa da mensagem:
Polegar – Legal - Deus me ama (João 3:16).
Indicador – Aponta pra mim – Eu pequei (Romanos 3:23).
Médio – Jesus é O maior – Cristo morreu por mim (Romanos 5:8).
Anelar – Aliança com Deus. Pra sempre - Eu o recebo (João 1:12).
Mínimo – Mesmo eu sendo pequenininho – Estou salvo (João 6:47)
É importante ler, em todos os métodos, cada versículo bíblico que se refere as etapas da salvação.



“Materiais e métodos auxiliares”

Hoje em dia vemos na Televisão, revistas e internete milhares de atrativos às crianças, desenhos, músicas, e imagens que ficam gravadas na mente dos pequeninos.
Sabemos que as crianças amam coisas que prendem sua atenção e ajudem a lembrá-las de algo. Então porque não utilizar as mesmas estratégias para ensinar a Palavra de Deus? Por isso, sempre que puder, utilize visuais, músicas e versículos para deixar gravado na cabeça e no coração de cada criança a mensagem que o Senhor quer passar a elas.
ü  Visuais: São usados para ilustrar histórias, cânticos e versículos. Ajudam a ensinar, esclarecem as mensagens e prendem a atenção. O professor/evangelista pode preparar os visuais de acordo com o que vai ensinar às crianças. Visuais podem ser cartazes, figuras, objetos, fotos, etc. Como por exemplo, os símbolos e as folhas de cores citadas no capítulo anterior para ilustrar a mensagem da Salvação. Os visuais devem ser simples e claros, fáceis de enxergar, devem ser variados para não serem cansativos para as crianças. Preste atenção para ter certeza de que todos estão vendo o visual mostrado e para não escondê-los com seu corpo e mãos. Seja criativo e organizado para que seus visuais não se tornem uma arma contra a mensagem passada.
ü  Cânticos : Para alegrar e preparar o ambiente para a mensagem a ser passada, nada mais divertido e gostoso do que corinhos cantados com todas as crianças. Muitas vezes, a história e os versículos podem ser esquecidos, mas as músicas ficam gravadas na memória das crianças e são um ótimo método de evangelização, pois as crianças sempre as saem cantando em casa, na escola, entre os amiguinhos, etc. Através deles as crianças aprendem a importância de adorar e louvar a Deus. Os corinhos devem ser compostos de palavras de fácil entendimento, devem ser breves e escolhidos com antecedência pelo professor/ evangelista para dar ênfase à mensagem a ser passada. Use visuais para ajudar as crianças a aprender os cânticos novos e os repita várias vezes. Crie gestos e danças para ajudar as crianças a se desinibirem. Com certeza os cânticos vão te ajudar muito.
ü  Memorização de versículos: São de extrema importância no ensino de mensagens bíblicas (leia Deuteronômio 6:6 e 7) e fortalecem a vida espiritual da criança convertida. A infância é o tempo ideal para memorização. Para ensinar um versículo às crianças, leia-os diretamente da Bíblia explicando e citando a referência, repita-o com as crianças diversas vezes de formas diferente (fazendo brincadeiras ou gesticulando), faça visuais relacionados ao versículo com figuras ou em forma de quebra-cabeça. Crie interesse nas crianças a aprenderem versículos novos e mostre a importância de ler a Bíblia. Distribua desenhos ou marca-textos ilustrando ou escrito com versículo memorizado para as crianças pintarem e guardarem com elas. Faça uma lista de versículos que você já ensinou e use-os quando for necessário.
ü  Oração: É importante que o professor/ evangelista ensine as crianças a orar, pois com isso elas aprenderão a ter mais intimidade com Deus e buscá-Lo sempre que desejarem. A oração deve ser breve e disciplinada, sempre que houver desordem durante o momento de oração, pode-se ensinar que é pecado e um desrespeito a Deus, pelo qual deve-se pedir perdão. Seja solene e tranqüilo durante a oração, ao mesmo tempo fale com expressão e sentimento. Prepare este momento com um cântico suave e sem muitos movimentos ou com uma conversa adequada.
       
     Material encontrado na internet, com algumas modificações e adaptações para a realidade doutrinária.

Dicas Básicas para o Evangelismo Infantil


DICAS BÁSICAS:

1-      O que se precisa saber para se evangelizar crianças de todas as fases.
a.       Tudo o que trouxer da Bíblia é novidade, mesmo que você já tá cansado de ouvir, mesmo que a criança já tenha ouvido, a palavra é viva.
b.      Muitas crianças, muita criatividade – use a imaginação, mas não saia da Bíblia.
c.       Faixas etárias diferentes, criatividade extra – tem que atingir todos os níveis
d.      Evangelismo é uma oportunidade ímpar de passar o evangelho, moral e bons costumes que falta no mundo.
e.      Lição Bíblica na ponta da língua, com fidelidade cristã.
f.        Versículo que case bem com a história, pra lição fixar
g.       Sempre no final uma aplicação com lição prática para a vida.
h.      Se for fazer brincadeiras que tenha ordem e limites e o que você disser que iria fazer faça.

2-      Como se começa um culto?
Orando, é claro. Deus é prioridade sempre. Pode-se fazer oração só ou pedir que repitam, se for para as crianças repetirem dê pausas e diga palavras que elas saibam o significado.

3-      Após orar dê ênfase, dê destaque, chame muito a atenção da passagem Bíblica que será decorada – o versículo chave, sempre é bom que elas decorrem para encucarem melhor a mensagem. Explique o significado do versículo, se houver palavras difíceis explique o sentido de cada uma para que faça sentido na cabeça da criança.

4-      Agora você já pode ensinar algumas músicas...  dê preferência a alguma que fale da aplicação que você irá fazer na história. Antes da história você pode cantar alguma música mais calma ou fazer uma oração. Lembre-se sempre de pedir que falem do versículo, para ver se decoraram mesmo.

5-      Contando a história – prepare-se com antecedência, leia muito bem a história, conheça cada fato, cada detalhe e aproveite para usar muito bem suas expressões dando vida a história, evite ler a história na hora, lembre-se, você é o guia desses pequeninos então seu compromisso com Deus vai aparecer diante de cada etapa da aula, então se prepare da melhor forma possível para ser exemplo de cristão comprometido e não desleixado. Se houver gravuras lembre-se de deixá-las em um local que todos possam ver. Quando aplicar a lição lembre-se sempre do plano de salvação, mesmo que for para crianças crescidas no evangelho é necessário falar sempre do que Cristo fez por cada uma.

6-      Quando terminar a lição ore sempre pedindo para que Jesus faça morada no coração de cada uma, assim elas aprenderão como orar entregando suas vidas a Deus.

7-      Para encerrar essa parte você pode cantar e orar ou só orar. Assim você encerra essa parte do culto

8-      Pode prosseguir o cultinho com tarefinhas, ou brincadeiras, casa seja tarefinha escolha bem para que tanto a lição como a aplicação seja usada e mais uma vez relembrada pelos alunos. Caso seja brincadeiras lembre-se sempre de rever as regras com os alunos, tenha sempre em mente a questão de ordem e disciplina, pode haver punição sim e deve, para que se aprenda limites e se respeitem regras. Se mantenha sempre como autoridade, mais nunca como autoritário. Autoridade que fala do amor de Deus demonstra o amor de Deus, ensina-se limites com amor. Isso não quer dizer que os meninos vão pintar e bordar, não. Deve haver sempre clareza no que se espera, mostrando sempre até onde a criança pode ir, e não permitindo que suas regras sejam quebradas sem conseqüências, e muito cuidado com as conseqüências para não afugentar a criança é por isso que o amor é quem vai guiar. Uma boa conversa depois do culto e a sós sempre é bom, mostra que vc não gosta do que ela fez mas se preocupa com ela.

9-      Lembre-se sempre ao se despedir sempre esteja com um sorrizo imenso no rosto mesmo que esteja exauto com tudo e chateado com alguma coisa.

10-   Uma observação importante: Criança diz o que pensa, então esteja atento, se ela estiver entendendo, aceitando e se deleitando com o que vc está fazendo ela vai demonstrar claramente, mas se ela não estiver gostando ou entendendo pode ter certeza que vc vai saber. 
      
Que Deus use grandemente a sua vida ensinando crianças os caminhos do Senhor

Luciana Nunes Dourado Martins

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Sabedoria de Joquebede, mãe de Moisés, em criar seu filho em tempos maus.

A Sabedoria de Joquebede, mãe de Moisés, em criar seu filho em tempos maus.

Êxodo 2 : 1 à 10
Conhecendo a história do povo de Israel percebemos que nos tempos de Joquebede o povo de Deus vivia como escravo no Egito. Longe de sua terra, muitos longe até do seu Deus. Eram tempos difíceis. Como educar os filhos em meio a tantos deuses? Como ensinar princípios bíblicos se viviam rodeados de toda sorte de sincretismo? Mesmo em meio a tempos maus, havia a promessa de Deus, que lhes enviariam um libertador. E Joquebede foi escolhida pra ser mãe desse libertador.
Vejamos a Sabedoria dessa mãe em tempos maus.

No versículo 2 lemos: "E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que era formoso, escondeu-o por três meses."



1)  Escondeu-oSabemos que o rei havia decretado a morte dos bebês e pra salvar a vida do seu filho ela o escondeu. O desejo daquela mãe era de poupar a vida do filho, deixá-lo viver, vê-lo crescer, engatinhar, andar, correr... Viver. O desejo de qualquer mãe. Mas o que aprendemos com isso? Como podemos salvar a vida dos filhos hoje? Escondendo-o? Sim, mas não pra salvá-lo da morte física, mas para salvá-lo da morte espiritual. Como? O mundo já em trevas é a comprovação Bíblica, vivemos tempos maus. Precisamos poupar a vida de nossos filhos de determinadas situações. Quais? O que o seu filho ouve é o mais adequado? O que ele vê, assiste ou manipula e de acordo com princípios bíblicos? Joquebede precisou escondê-lo pra salvar a vida de seu filho. E nós precisamos escondê-los pra salvar a alma de nossos filhos. Devemos ter muito cuidado com tudo o que está sendo absorvido por eles.

Esconder? Sim. Poupá-los ao máximo desse mundo mau, com suas heresias e adoração carnal. De suas músicas que difamam a Deus e ao ser humano, de jogos que exaltam o ego, o erotismo e a violência, desenhos que ilustram o que é mau de forma prazerosa. Escondê-los pra salvá-los.

No entanto, assim como Joquebede, as mães de hoje também não podem escondê-lo por muito tempo. Não podendo, porém, escondê-lo por mais tempo, tomou um cesto de junco, calafetou-o com betume e piche e, pondo nele o menino, largou-o no carriçal à beira do rio. A irmã do menino ficou de longe, para observar o que lhe haveria de suceder.” (v. 3 e 4). Joquebede preparou lugar onde seu filho poderia ir, onde ele poderia ficar, o que poderia ser feito, direcionou o seu caminho e quando ela não podia está perto colocou alguém de sua confiança pra observá-lo. Ela sabia onde ele estava o que fazia e ainda o observava através de quem ela confiava. Joquebede sabia que não tinha como escondê-lo mais, mas preparou tudo pra que seu filho ainda assim tivesse segurança. E hoje o que podemos fazer? É certo que não podemos esconder os filhos de tudo nesse mundo, mas precisamos preparar terreno pra que mesmo exposto ao mundo ainda assim ele fique em segurança, não só de vida, mas especialmente espiritualmente. Como? Devemos sempre saber, com quem anda, o que faz, de que brinca, na escola o que é que está aprendendo? Atentos a palavras e idéias novas que aprenderão e mesmo longe de você ter alguém confiável observando-o. Atenção, mães... filhos enganam, eles não são inocentes, eles mentem, por mais novo que seja a índole deles são de pecadores, então muito cuidado, não ouça só seu filho pra tirar conclusões. É preciso saber de tudo que diz respeito ao seu filho.

Nos versículos 7 e 8 lemos: "Então, disse sua irmã à filha de Faraó: Queres que eu vá chamar uma das hebréias que sirva de ama e te crie a criança?
Respondeu-lhe a filha de Faraó: Vai. Saiu, pois, a moça e chamou a mãe do menino."


2)  Criar Mirian, a filha de Joquebede, irmã de Moisés e a pessoas de confiança que o vigiava, ela viu a oportunidade de mais uma vez salvar a vida de Moisés e não afastá-lo da família. Agora era não só salvar a vida, não só não afastá-lo da família era também ter a certeza que receberia os ensinamentos corretos. Mirian prontamente oferece uma ama de leite, alguém que pudesse criar o menino. Joquebede torna-se então essa ama, não só uma ama mas também quem o iria criar, ela se coloca agora em papel de educadora, ela precisava aproveitar o tempo que tinha com seu filho, era uma luta contra o tempo, era preciso inculcar a verdades da lei do Senhor. E assim ela o fez. Naquela época pra se desmamar uma criança, deixá-la criada, sem riscos de vida era necessários entre 4 a 7 anos, como nos diz a cultura judaica. E Joquebebe aproveita ao máximo o pouco tempo que tem com seu filho. A psicologia nos ensina que o que se ensina a uma criança  dos 0 aos 7 anos ela levará para o resto da vida, prestem atenção, a psicologia defende essa idéia, mas a Bíblia nos ensina a muito tempo isso. Tudo o que Moisés precisava saber a cerca de Deus, do temor ao Senhor fora plantado em seu coração, foi oferecida, ensinada e inculcada nesse tempo. A primeira infância é onde a criança mais absorve sem questionamento, ela aceita o que o pai e a mãe lhe dêem. E tudo o que o pai e a mãe lhes dêem vai ficar pro resto da vida.

Joquebede sabia o tempo que tinha com o filho e dedicou o máximo dele em criá-lo nos caminhos do Senhor. Hoje o que se vê é mães e pais que tem tempo de desfrutar com seu filho, mas não ensinam nada que se aproveita, e quando ensinam não é nada que direciona o caminho do filho para Deus, sem falar de mães e pais hoje que nunca tem tempo para o filho, nunca reservam um tempo pra desfrutar ao máximo a dádiva de ser mãe, de ser pai.

Precisamos Criar, quando vamos pro dicionário percebemos que criar é:
Sustentar; produzir; desenvolver; estabelecer; cultivar; alimentar; educar; instruir; amamentar; nascer; crescer; gerar.

Então, sustente seu filho na Palavra
Produza situações que o envolva a Deus;
Busque desenvolver a fé de seu filho através do seu testemunho vivo;
Estabeleça metas de fazê-lo conhecer a Deus,
Cultive o amor a Deus testemunhando a sua fé a ele;
Cuide da alimentação não só física com espiritual de seu filho;
Eduque-o na Palavra;
Instrua-o em tudo no amor de Cristo;
Amamente-o enquanto ainda não pode comer alimento sólido na fé;
Acompanhe-o em todo momento para que tenha o prazer de vê-lo nascer na fé
Permita que cresça em sabedoria estatura e graça diante de Deus e dos homens
Gere seu filho para Deus e não pra você ou para o mundo

Nos versículos 9 e 10 lemos: “Então, lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino e cria-mo; pagar-te-ei o teu salário. A mulher tomou o menino e o criou.
Sendo o menino já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, da qual passou ele a ser filho. Esta lhe chamou Moisés e disse: Porque das águas o tirei.”


3)  Humilhar-se - Vemos aqui que Joquebede se humilhou, tornou-se serva para que seu filho fosse criado nos caminhos do Senhor. Ela passou do cargo de mãe, protetora pra serva, que tinha até o seu salário, tudo pra não perder a chance de educá-lo para Deus.

Ela sabia que não ficaria com seu filho, ela sabia que não seria reconhecida na comunidade como mãe dele, ela sabia que teria que entregar seu filho pra morar em outro lugar, com outras pessoas, com outras culturas, com outras crenças, ela sabia que seu filho seria exposto as mais terríveis heresias, por mais que ela o tivesse escondido, o tempo de expor ao mundo chegaria, e chegou, ela o levou e entregou... mas o que havia sido ensinado, inculcado, instruído, ficou, permaneceu intacto e Moisés se tornou o homem que tornou, foi um instrumento de libertação pra seu povo.

E hoje? Podemos passar a humilhação de dizer entre outras mães que meu filho não vai fazer isso porque a Bíblia condena? Podemos nos humilhar e dizer que meu filho não participa de tal festa mesmo que toda a comunidade for e todos ficarem apontado pra você? Podemos nos humilhar e dizer meu filho não anda com determinadas roupas, mesmo que tudo e todos estejam contra você? Podemos ser feridas, mau vistas, criticadas, ser alvo de fofocas, mas se tudo isso for pra que seu filho permaneça salvo debaixo da graça de Deus, tudo isso não vai ser vão. No futuro você colherá frutos de bênçãos enquanto quem o acusou ou se levantou contra terá seus dias de amarguras.

Há um ditado que diz que “precisamos criar nossos filhos pra o mundo”, mas na verdade, Biblicamente falando, PRECISAMOS CRIAR OS NOSSOS FILHOS PARA DEUS, o mundo jaz no maligno e não creio que seja desejo de uma mãe ou de um pai criar um filho, uma benção de Deus para ser entregue ao maligno, mas creio que seja desejo destes entregá-los a Deus, na verdade, devolvê-los, com a responsabilidade cumprida de educá-los nos caminhos do Senhor.

Humilhe-se também diante do Senhor, colocando sempre a sua família no altar de Deus, para que Deus conceda a sabedoria concedida a Joquebede em criar o seu filho nos caminhos do Senhor.

E não nos esqueçamos nunca o que nos diz a palavra de Deus.
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6

Luciana Nunes Dourado Martins

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A CURA DE UM PARALÍTICO EM CAFARNAUM



OBJETIVO

Mostrar para as crianças como os amigos do paralítico usaram suas cabeças para resolver seu problema.
Mostrar que Jesus tem poder para curar e perdoar os pecados.

BASE BÍBLICA
Marcos 2:1-12; Mateus 9:1-8; Lucas 5:17-26

VERSÍCULO BÍBLICO
“Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados, a ti te digo, levanta-te, toma o teu leito, vai para tua casa.” Mateus 2:10-11


Certa vez, quando Jesus voltou à cidade de Cafarnaum, logo se espalhou a notícia de que Ele estava ensinando a palavra de Deus em uma casa.
Foi tanta gente que se juntou para ouvir Jesus, que não havia mais lugar para ninguém dentro da casa; nem mesmo do lado de fora, perto da porta.
Enquanto Jesus estava pregando, chegaram quatro amigos trazendo um paralítico.
- Um dos amigos falou:
- Tem gente demais aqui!E por causa da multidão, não puderam levar o homem até Jesus.
Por isso, decidiram subir no telhado da casa onde Jesus estava e fizeram um buraco no telhado da casa e desceram o amigo para dentro da casa.
Quando Jesus viu como eles tinham fé, disse ao paralítico:
- Filho, os seus pecados estão perdoados.
Mas, alguns professores de religião dos judeus diziam uns aos outros:
- Como é que este homem tem coragem de falar assim?
- Nenhum homem pode perdoar pecados! Só Deus tem esse poder!
Jesus sabia o que eles estavam pensando. Por isso, disse:
- Por que é que vocês estão pensando assim?

Que é mais fácil dizer a este paralítico: Que seus pecados estão perdoados, ou dizer, levanta-se, pegue sua cama, e ande? Vou provar para vocês que eu tenho autoridade na terra para perdoar pecados!
Então disse ao paralítico:
- Levante-se pegue a cama e vá para casa!
Enquanto olhavam, o homem se levantou, pegou a cama, e foi embora.
Todos ficaram muito admirados.
Louvavam a Deus e diziam:
- Nunca vimos uma coisa assim!

APLICAÇÃO
Muitas vezes problemas são difíceis de resolver, não podemos resolvê-los sozinhos.

Os quatro amigos do paralítico trabalharam juntos, e acharam uma solução ao problema de como alcançar Jesus.
Se trabalharmos juntos, nossos problemas serão mais fáceis de resolver. E não esqueçamos de pedir a ajuda de Deus. Ele tem prometido ajuda a nós.